quinta-feira, maio 01, 2008

1º maio




A origem do 1º de maio está vinculada à luta pela jornada de oito horas de trabalho. No dia 1° de maio de 1886 320 mil trabalhadores aderem à greve geral que paralisa os principais centros industriais norte-americanos. Esta foi a primeira intervenção de massa do proletariado industrial enquanto classe na história dos Estados Unidos. A 4 de Maio, em Chicago, num protesto junto ao mercado de Haymarket, o detonar de uma bomba foi o pretexto para desencadear uma contra-ofensiva sobre os dirigentes operários. Sobreveio uma onda de prisões e perseguições aos militantes mais conhecidos do movimento sindical, todas as organizações anarco-sindicalistas foram proibidas e seus jornais fechados. Oito dos principais dirigentes do proletariado de Chicago, foram levados à justiça, sem qualquer prova de que eram culpados da explosão da bomba. Num julgamento vergonhoso, Albert Parsons, August Spies, Samuel Fielden, Michael Schwab, Adolph Fischer, George Engel, Louis Lingg, foram condenados a morte e Oscar Neebe, a quinze anos de prisão. A despeito da grande pressão movida pelos sectores mais progressistas e pelas manifestações que continuaram, tanto nos EUA como na Europa, as penas não foram canceladas. Apenas as de Schwab e Fielden foram substituídas pela de prisão perpétua. Lingg morreu na prisão. Parsons, Spies, Fischer e Engel foram enforcados em 11 de novembro de 1887.
Em 14 de julho de 1889 - centenário da Revolução Francesa - reuniram-se em Paris 391 delegados de quase 20 países, num congresso operário de tendência marxista, no qual foi fundada a II Internacional. Decidiram que daí em diante seria organizada uma grande manifestação internacional com data fixa, de maneira que em todos os países, simultaneamente, os trabalhadores lutassem pela redução legal da jornada de trabalho a oito horas, e adoptando o dia primeiro de Maio como a data para essa manifestação internacional.
Esse 1º de maio “inaugural” ocorre nos Estados Unidos, Alemanha, França, Império austro-húngaro, Suíça, Bélgica, Suécia, Noruega, Dinamarca, Portugal, Itália, Espanha, Império russo, Argel e Tunísia. Na Inglaterra é transferido para o domingo 4 de maio, reunindo no Hyde Park mais de 250 mil pessoas. Na América Latina, três países somam-se à essa primeira manifestação internacional dos trabalhadores: Argentina, México e Cuba.
Em Setembro de 1891, no segundo congresso da II Internacional, a avaliação positiva das manifestações do 1º de maio em 1890 e 1891, instituiu o 1º de Maio como a festa dos trabalhadores de todos os países, o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores pelos seus direitos.

Sem comentários: